A laringectomia total é um procedimento cirúrgico realizado durante estágios avançados de câncer na laringe ou próximo a ela. Passar por uma laringectomia total pode ser uma experiência avassaladora, mas você não está sozinho. Mais de 100.000 pessoas em todo o mundo já passaram por esta mesma operação e é possível voltar a ter uma boa qualidade de vida.
A laringectomia total é um procedimento cirúrgico no qual a laringe é removida. Após uma laringectomia, você respira por uma abertura no pescoço, e não pelo nariz e pela boca.
É fato que vai significar uma grande mudança, mas depois de uma laringectomia total é possível voltar a curtir a vida. A tosse pode ser reduzida ao mínimo, você também pode aprender a falar novamente e desfrutar novamente dos aromas e sabores.
A laringe desempenha várias funções importantes. Abriga as cordas vocais que produzem o som da voz. Além disso, a laringe nos ajuda a respirar e engolir. Portanto, sua remoção não só leva a alterações na voz, mas também, por exemplo, na respiração, deglutição e olfato.
Nossa voz expressa nossos pensamentos e sentimentos. Na verdade, constitui uma parte importante da nossa identidade. Perder nossa voz natural pode ter grandes repercussões em nossa capacidade de comunicação. Felizmente, atualmente temos vários métodos para recuperar a voz. Após a intervenção, é muito provável que você tenha que trabalhar com seu fonoaudiólogo para aprender a falar novamente.
Basicamente, após a intervenção, três métodos de produção da voz podem ser aprendidos: voz esofágica, eletrolaringe e voz traqueoesofágica.
A voz traqueoesofágica é o método de fala mais comum e considerado o mais satisfatório. É aquele que produz o tipo de voz mais fácil de entender, fluente e com o som mais natural.
Para alcançar a fala traqueoesofágica (abreviada como fala TE), uma prótese de voz é colocada em uma pequena abertura entre a traquéia e o esôfago.
Essa técnica geralmente pode ser aprendida logo após o procedimento e é relativamente fácil.
Você também pode receber um dispositivo eletrônico, chamado eletrolaringe. É um dispositivo que é colocado ao redor do pescoço e quando você pressiona um botão gera um som eletrônico que serve como sua voz.
Por fim, você também pode aprender a fala esofágica. Para esse tipo de fala é necessário direcionar pequenas quantidades de ar da boca para o esôfago e depois expelir o ar.
La nariz no solo se encarga del proceso olfativo, también calienta, humidifica y filtra el aire que respira. De este modo, cuando el aire llega a los pulmones ha alcanzado la temperatura del cuerpo y contiene el nivel de humedad necesario para que los pulmones funcionen correctamente.
Tras la intervención, usted respira a través del estoma que se le ha practicado en el cuello, por lo que las funciones de la nariz se pierden. Respirar a través de un estoma abierto hace que la temperatura y la humedad en los pulmones descienda. Los pulmones reaccionan produciendo más mucosidad. Esto conlleva que tenga que toser más (como si estuviera acatarrado) y puede sentir irritación en la tráquea.
Los intercambiadores de calor y humedad (Heat and Moisture Exchanger, HME), como Provox XtraHME, se han desarrollado con el objetivo de compensar las funciones que realiza la nariz. Contribuyen a reajustar el «clima» en los pulmones. Se llevan puestos día y noche delante del estoma y ayudan a mantener el calor y la humedad del aire que inhala. De este modo, la producción de mucosidad se normaliza y la tos disminuye. Los intercambiadores de calor y humedad son muy importantes y también le ayudan a cubrir el estoma para poder hablar.
A outra função importante do nariz é o olfato. Após a intervenção, você não respira pelo nariz, portanto não conseguirá perceber automaticamente os odores como acontecia antes. Em vez disso, você pode aprender a usar uma técnica especial chamada Manobra de Indução de Fluxo de Ar Nasal (NAIM) para colocar ar no nariz para poder cheirar.
Ao longo dos últimos anos, uma das principais áreas de desenvolvimento tem sido o viva-voz. Foram criados dispositivos e acessórios especiais que permitem a utilização da prótese fonatória sem a necessidade de cobrir o estoma com a mão.
Partilhar